quarta-feira, 29 de março de 2017

Debatemos a Europa e os Direitos Humanos

O Clube Europeu e o Projeto DH/AI promoveram, no passado dia 24 de Fevereiro no Auditório da Junta pelas 14.30, uma atividade sobre “Os Limites da Tolerância – O Olhar da Europa”. A sessão contou com um painel de três especialistas: o eurodeputado Carlos Coelho, o Professor Doutor Paulo Vila Maior e o Professor Doutor André Pereira Matos.














Atentos ao nível de ensino dos ouvintes (maioritariamente alunos do ensino secundário da ESE), os oradores partilharam com o público fortes preocupações sobre as atuais violações dos direitos humanos, enquadrando as intervenções na conjuntura política e jurídica europeia e internacional.
De forma clara, eloquente e apelativa para uma assembleia motivada e atenta, os especialistas deixaram aos jovens não só a informação, como o incentivo moral ao respeito pela pessoa humana e o estímulo ao ativismo que a educação informal deve fomentar no contexto escolar. Inquietações, aliás, partilhadas pelos alunos-dinamizadores na abertura através de um curioso e simbólico vídeo justamente designado “As trevas do século XXI” e de um texto da autoria Rui Bessa (12º ano) que, dando o mote ao início da sessão, proclamou, bem a propósito, as palavras que silenciosamente subscrevemos, sempre que a opressão, a iniquidade e o mal ameaçam a dignidade e a vida -“eu levo mal”!

As coordenadoras dos Clubes agradecem a todos: alunos, professores, Diretor do AEE, Presidente do Conselho Geral, Presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde e palestrantes.

FOTOS:

TRABALHOS DOS ALUNOS:
Texto

Vídeo

Sem comentários:

Enviar um comentário