quinta-feira, 29 de março de 2018

E.B. 2,3 D. António Ferreira Gomes - Projeto “Dress a Girl Around The World”

Uma escola solidária

No passado dia 23 de março, a E.B. 2,3 D. António Ferreira Gomes levou a cabo o 1º Evento de Costura Solidária, associado ao Projeto “Dress a Girl Around The World”.

Este evento reuniu toda a comunidade escolar, tendo como objetivo construir uma escola para a educação e a cidadania, fomentando competências solidárias e interculturais.

A “Dress a Girl Around the World” é uma ONG americana que está em Portugal desde 2016, cujo objetivo é fazer vestidos bonitos e duradouros para doar a meninas que vivem em países carenciados, levando-lhes um pouco mais de dignidade, proteção e esperança.

O sucesso deste projeto verificou-se desde as primeiras entregas de vestidos, tendo-se constatado que era necessário incluir também os meninos neste projeto e assim nasceu o “Shorts for Boys Around the World”, que visa a confeção de calções para serem distribuídos por meninos carenciados, levando-lhes também alento, amor e proteção.

Importa informar que com este projeto algumas destas crianças têm a oportunidade de estrearem roupa pela primeira vez.

Esta organização não aceita nenhum donativo monetário, dependendo unicamente de donativos materiais que visam a confeção dos vestidos/calções e o transporte dos mesmos para os países carenciados. São aceites: tecidos (coloridos e 100% algodão); cuecas de criança (100% algodão, tamanhos entre os 2 e 12 anos); elástico (1cm de largura); fita de viés; fita de cetim (2cm de largura); linhas (de máquina de costura ou de crochê).

Graças à generosidade, solidariedade e entrega de todos os envolvidos, este evento foi um sucesso, não só por termos conseguido costurar 26 vestidos e 46 calções, mas também pela partilha de saberes, pelo convívio que se viveu e por se colocarem crianças a ajudar outras crianças.

Brevemente, as roupas costuradas serão transportadas para Lisboa, onde se situa a sede destes projetos. De lá seguirão viagem, ao encontro de crianças carenciadas, que receberão assim, o nosso amor, carinho e solidariedade.























Sem comentários:

Enviar um comentário